Federação Paulista de Golfe

Notícias

  • Home >>
  • notícias
terça-feira 17 de dezembro de 2019

Palestra sobre o novo Sistema Mundial de Handicap lota auditório da Federação Paulista

Participam 73 pessoas de 27 clubes filiados, além da ABGS, OGC e profissionais avulsos

 

Palestra auditorio 1150

O grande interesse de toda a comunidade do golfe pelo novo Sistema Mundial de Handicap (WHS, na sigla em inglês) lotou o auditório da Federação Paulista de Golfe (FPG), no Honda Golf Center, na tarde desta segunda-feira, 16 de dezembro, para a palestra de apresentação das complexas e radicais mudanças nos cálculos dos handicaps que entram em vigor a partir de 1º de janeiro de 2020, em todo o Brasil. Diversos países do mundo também aderem ao WHS em janeiro, enquanto outros, em função de seus calendários de competição, o farão ao longo do ano.

Clique aqui para baixar o livro Regras de Handicap 2020 em português

Participaram da palestra 73 pessoas representando 27 clubes filiados à FPG, além de representantes do Campo Olímpico de Golfe (OGC) do Rio de Janeiro; Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS) e profissionais de golfe avulsos, não vinculados a nenhum clube no momento. O programa apresentado foi desenvolvido pela Diretoria Técnica da FPG, com a aprovação da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), tão logo o livro de Regras de Handicap 2020 em português, traduzido pelo árbitro internacional Carlos Gasparian, teve sua versão digital entregue em novembro.

INternas WHSPalestra – A palestra foi aberta por Mauro Batista, Diretor Executivo da FPG, e foi conduzida por Jivago Batista, Consultor Técnico da entidade, com a participação de ainda de Ellen Alvarez, Ana Paula Almeida, Maria Célia dos Anjos, Alexandre Domingues e Ana Maria Colaço, que integram o staff da FPG. Mauro mostrou o quanto a FPG tem trabalhado na questão dos handicaps deste que os primeiros cálculos por computador, pioneiros no golfe na América do Sul, começaram a ser feitos em 1978, até hoje.

O material apresentado na palestra estará disponível no site da FPG até sexta-feira, dia 20 de dezembro, para que todos poderão ver ou rever e tirar dúvidas. A FPG explicou que os 120 primeiros dias do novos WHS serão de teste, podendo ser feitos ajustes, caso necessário. Mas ressaltou que a implantação do novo sistema de handicap, que vai afetar a vida de todos os golfistas, depende obrigatoriamente da criação de uma Comissão de Handicap em cada clube, a quem cabe implantar o WHS entre seus associados e se comunicar com a FPG para tirar dúvidas e proceder ajustes.

Dúvidas – A FPG já colocou no ar o e-mail whs@fpgolfe.com.br, que irá concentrar todas essas comunicações sobre handicap entre os clubes e a entidade. Em breve haverá um número de Whatsapp para agilizar esse processo de comunicação. Independente disso, a FPF irá produzir material gráfico, com pôsteres e panfletos para que os clubes exponham em local apropriado e distribuam, de forma a conscientizar seus jogadores da importância deste processo.

Os temas abordados na palestra foram: resultados aceitáveis para efeitos de handicap; ajuste do resultado por buraco para efeito do cálculo dos handicaps; como cadastrar um resultado, trabalho que precisa ser feito diariamente; cálculo do handicap índex; handicap do campo; e ações da Comissão de Handicap de cada clube.

Tabelas de Conversão – Nesta quarta-feira, 18 de dezembro, a FPG enviará aos clubes filiados as novas tabelas de conversão ajustadas pela USGA para todos os clubes filiados. Essas tabelas substituem as anteriores e apenas elas deverão ser utilizadas a partir de 1º de janeiro. Em todo o ano de 2020 haverá novas palestras sobre o tema, tanto na FPG como nos clubes, na semana de seus abertos. O objetivo é que o processo de implantação do WHS tenha os resultados almejados no menor tempo possível.

 

Clubes Presentes

Arujá Golf Clube

Associação Esportiva São José

Bauru Golf Clube

Careca Golf Center

Clube de Campo de São Paulo

Damha Golf Club

Fazenda da Grama

Fazenda Boa Vista Golf

Federação Paulista de Golfe

Guarapiranga Golfe & Country Clube

Guariroba Golf Club

Guarujá Golf Club

Ibiúna Golf Clube

Imperial Golfe Clube

Ipê Golf Club

Lago Azul Golfe Clube

Paradise Golf Club

PL Golf Clube

Poços de Caldas Golf Club

Quinta da Baroneza Golfe Clube

Quinta do Golfe Clube

São Francisco Golf Club

São Paulo Golf Club

São Fernando Golf Club

São Paulo Futebol Clube – Golfe

Sapezal Golfe Clube

Terras de São José Golfe Clube

Associação Brasileira de Golf Seniors (ABGS)

Campo Olímpico de Golfe (OGC) – RJ

Profissionais de Golfe avulsos